Placas miorrelaxantes (bruxismo)

O bruxismo é causado, normalmente, por estresse, ansiedade ou emoções negativas. Mas pode estar ligado, também, a fatores genéticos ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Comumente a tensão é liberada durante o sono e é o momento em que o paciente mais atrita os dentes.

Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

A dor de cabeça é o sintoma mais comum do ranger dos dentes. Dores de ouvido também podem ser sintomas ocasionados pelo bruxismo, além de dores no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação. Estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono são outros sinais frequentes.

Nós tratamos o “bruxismo” através de placas confeccionadas em resina acrílica, que ajudam a preservar os dentes, evitando maior desgaste. O aparelho é ajustado aos dentes, e encaixa-se sobre a arcada superior protegendo do atrito com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não representa uma cura. Meios de relaxamento que aliviam a tensão cotidiana podem contribuir, uma vez que o ranger dos dentes pode ser decorrência de stress.

O paciente deve retornar para ajustes do seu aparelho e para avaliarmos o funcionamento do mesmo, em um período que vai variar de acordo com a avaliação individual de cada paciente.