Periodontia

A periodontite é decorrente do acúmulo de tártaro, a partir das placas bacterianas, resultado de uma higiene bucal incorreta e da ausência de visitas regulares ao dentista. É fundamental usar as ferramentas para combatê-la, como a escova e o fio dental.

O acompanhamento odontológico é um compromisso para manter na agenda, pois, em casos mais avançados, podem ocorrer infecções gengivais, perda óssea e a necessidade de cirurgias com finalidade protética.

A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes. A presença de pus nas gengivas, o aumento da mobilidade dos dentes, a mudança de posição dos dentes, o mau hálito, a ocorrência de dor e/ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.

A escovação e uso do fio dental são ações que melhoram, não só a saúde dos dentes, mas das gengivas também. Os cuidados com a saúde bucal vão além da estética, bem-estar e autoestima, afinal, uma vida saudável também é consequência de uma boca saudável.

Praticamos a Odontologia preventiva na tentativa de diminuir os riscos inflamatórios periodontais.